Figura 1. Especificidade enzima- substrato. |
Enzimas são proteínas com propriedades catalisadoras sobre as reações que ocorrem no metabolismo.
Elas apresentam elevado grau de especificidade sobre seus substratos, e aceleram as reações de forma especifica e sem que sejam consumidas, ou alteradas durante a reação, conforme demonstrado na Figura 1.
O estudo das enzimas tem considerável importância clínica. Em algumas doenças, ocorrem alterações nas atividades enzimaticas, assim sendo, a medição desta atividade, através de exames laboratoriais, auxiliam no diagnóstico de inúmeras doenças.
Todas as enzimas são sintetizadas no meio intracelular, e elas podem ser utilizadas em diversas partes do organismo, como no mecanismo de coagulação sanguínea, ou em outros locais, quando são secretadas na forma inativa e atuam, após ativação, em locais extracelulares. Elas também podem atuar em reações intracelulares, que é o caso da Fosfatase Alcalina.
Estas enzimas, que atuam em reações intracelulares, são chamadas de enzimas celulares. Normalmente, apresentam baixos teores séricos, mas os níveis aumentam quando são liberadas a partir de tecidos lesados por alguma doença. Isto permite inferir a localização e a natureza das variações patologicas em alguns órgãos, como o fígado.
Fonte: VALTER T. MOTTA - Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações
Nenhum comentário:
Postar um comentário